martes, 2 de agosto de 2011

Os preços e as compras

A primeira vez que entrei num supermercado em Amsterdam, ia-me dando uma travadinha. Comecei a percorrer o estabelecimento e o meu coração batia de aflição cada vez que olhava o preço de algum producto. Batatas a 1,5 eur/kg, Courgettes que se vendem a 1,3 eur a unidade, uma baguette de pão congelado custa 1 eur, já para não falar da carne que essa sim está a preço de caviar, POR FAVOR!! (ou ALSTUBLIEFT!! - como dizem aqui na Holanda) tirem-me deste pesadelo capitalista. A minha ideia de que a Holanda era cara já estava assimilada há algum tempo, já que os ordenados também são mais elevados, mas isto é um absurdo. Está claro que entrei num dos supermercados, senão o supermercado holandês mais caro de todos, o Albert Heijn, que é também um género de monopólio para este tipo superficies comerciais, pois há um em cada esquina e não se vê (em geral) nenhuma concorrência.

Tive então uma ideia brilhante - fazer uma base de dados de preços e uma pesquisa intensiva dos supermercados que existem na Holanda e na minha zona de residência (Amstelveen). Desta forma tenho controlado os preços e a qualidade dos productos que quero, e posso escolher sem ser impingido por monopolistas. Toda a gente sabe que quanto maior a oferta, maior e melhor é a opção de escolha.

Recolha de dados...

No dia seguinte voltei com a Nice ao centro de Amsterdam para ver o Albert Cuyp Markt. Este mercado de rua é um dos mercados mais visitados na Holanda e dizem que o maior de todos eles. Aqui vende-se maioritariamente comida, desde vegetais e productos frescos de alimentação até peixe fumado e queijos de todos os tamanhos e feitios, mas também se podem encontrar artigos de roupa entre outras coisas mais específicas, como raladores de alho multifunções e balanças de cozinha. Não só pela beleza de pessoas, cheiros e cores das coisas que se vendem aqui, mas também pelo agradável passeio que isso supõe, já que se encontra no centro histórico da cidade com todos os aspectos urbanísticos interessantes que isso implica, para quem gosta de deambular por uma cidade tão bonita como é Amsterdam. Durante cerca de 4 horas anotei preços de tudo: vegetais, fruta, carne, peixe, mercearias, productos de casa de banho, productos limpeza, etc.
Nos dias seguintes fiz uma pesquisa na internet acerca de supermercados que existem na Holanda. Descobri que o Albert Heijn é o supermercado mais procurado pelos holandeses, mas também o mais caro e com productos maioritariamente de marca. Mas também descobri que tenho muitas outras opções de compra...
Desvendando os segredos do consumismo encontrei os seguintes estabelecimentos: LIDL, SPAR, C1000, Hoogvliet e Jumbo. Depois de uma pesquisa no google maps acerca de qual o mais perto de cada um deles que eu tenho de casa, fiz-lhes uma visita um por um e registei os preços da maioria dos productos que me interessavam. Cronometrei também o tempo exacto que levo desde casa com a bicicleta e tomei nota da distância. O LIDL está a 3,3 km e demoro 15 min. O C1000 e o SPAR estão a 2,4 km e tardo 10 min a chegar lá.
Além disso a lista de estudo de preços é um ser vivo e penso que nunca estará terminada, ou pelo menos não será tão linear a sua finalização. Há que ter paciência e seguir trabalhando nela, apesar de que é uma tarefa exaustiva e só a faço porque ainda não tenho trabalho e tenho muito tempo livre. Mas afinal é nestes momentos que temos que aproveitar e fazer as coisas que nunca poderíamos fazer com uma agenda mais reduzida...

Outra coisa que também me incomoda é que na Holanda não existem lojas dos chineses. Não é que eu faça muitas compras neste tipo de lojas (não sou tão agarrado), mas dão sempre jeito quando se precisa de um rolo de fita cola, um pano da loiça, um par de cabides, velas, etc. Enfim essas lojas que estão sempre à mão e que têm de tudo. Descobri que Hema, Blokker (apesar de pertencer à empresa Albert Heijn, tem preços bem em conta) e Xenos são mesmo o que preciso e ironia do destino estão as três lojas bem juntinhas no centro comercial Stadshart Amstelveen a 4 km de casa e apenas 15 min de bicicleta...

9 comentarios:

Janeca dijo...

Recolha de dados de preços de supermercados ?

Completamente desempregado...

Para já é tudo o que tenho a dizer lol

Abc

PE dijo...

E tomassem a mesma medida com as lojas do chineses cá em Portugal...

Continuação de boa pesquisa! :)

Aline Moraes dijo...

tacanhooo! jejeje :P
quem dera tomo mundo tivesse tempo pra poder escolher sempre a melhor opçao qualidade preço.
bjinhuuus

Nice dijo...

Ele nao é forreta, ele é financeiramente inteligente, e graças a que prefere pedalar 15 min até o supermercado mais conveniente é que podemos viajar pelo mundo a vontade e com plena liberdade economica!! :D
É isso o que faz a diferença!
Continua meu amor, que enquanto sejas tu a pedalar até o super eu nao me importo!! :P

Andorinha dijo...

Primeiro pensamento: porra q es forreta!
Segundo pensamento: dasse, que ele tem e' muito tempo livre!
Terceiro pensamento: bastava ter-me perguntado que lhe tinha dito q o C1000 e' o + barato em quase tudo. Mas se quiseres comer porcaria o melhor e' ires a um q comeca por um K q agora nao me lembro qual e'. O mercado + barato de Amsterdam e' o da Kinkerstraat onde pode comprar um kilo de fruta por um euro e dar de comer aos capitalistas turcos e paquistanes. Aqui nao ha lojas chinesas mas ha variantes e uma delas e' o Zeemar (acho q se escreve assim) que e' mto baratinho e da pro q tu queres.
Ja agora, FYI, estas no Pais capitalista mais a esquerda q vais encontrar, ou melhor dito, os gajos sao mercantilistas, nao sao capitalistas.
Por ultimo, ha mtos AH com preco diferentes entre eles. O AH de Amstelveen e' mais barato q o qq um em Amst. Last, but not the least, o melhor mercado relacao preco qualidade de Amst fica na Javastraat, ao pe da estacao de comboios de Muiderport.
Finally, essa cena de andares a fazer bases de dados e ainda nao me teres vindo visitar... no comments!

(Por cierto Nice, sigue siendo tacaño :))) dá igual el eufemismo que le dés! ;) )

Nice dijo...

Jajaja! No es un eufemismo, es un punto de vista!!
Hay muchas formas diferentes de ver la vida!!

Mário dijo...

Deveria alargar-me e fazer comentários sem limites de criatividade, mas é verdade que tudo isto se resume a pontos de vista. Eu sou apenas mais uma pessoa idealista e fiel às coisas em que acredito e sinceramente não me importa o que pensem disso :P

Nice dijo...

Uno más, sólo para acabar com a conversa :P

O gaijo que tu chamas de forreta, pagou 10 meses o aluguel para a sua namorada, enquanto ela estava "á procura de ela propia" e ainda uns anos depois pagou-le duas viagems inteirinhas tudo incluido 10 dias na Turquia e 10 dias nos EEUU só porque ela nao tinha conseguido poupar tanto como ele.

Eu nao acho isso muito forreta, pelo contrario, acho que é muito generoso!!! :D

E eu nao estou a defender a ninguém, só estou a expôr o meu ponto de vista!! :)

Quando foi a última vez que obsequiaste uma viagem a alguém?

maly dijo...

Si leyera tù blog, Jamie Oliver, el gran chef inglès, estarìa orgulloso de vos, por buscar precios y productos frescos, sigue asì.!!